sexta-feira, 15 de maio de 2009

Medidor Roe / Wattimetro

Como precisava em minha bancada de um medidor de roe e as opções comerciais não me agradavam ($$$), decidi construir tal equipamento de medida para mim. Após diversos circuitos pesquisados optei pelo esquema abaixo:

Trata-se de um circuito muito divulgado e com boa resposta, desde que o amperímetro utilizado seja sensível. Para medidor, utilizei um multímetro analógico daqueles bem minúsculos, conforme segue a foto:

Em testes, foi apontado um fundo de escala com 150 uA.

Como na maioria dos equipamentos comerciais existe também a indicação da potência relativa, encontrei no site do Gomes (PY2MG) o circuito de um Wattímetro com 4 escalas: 10mW, 100mW, 1W e 10W. Optei por fazer minha versão apenas com 2 ranges: 1W e 10W.

Uma das maiores dificuldades foi encontrar uma caixa para montagem final. Em cidades longe dos grandes centros urbanos, o material eletrônico já é raro e caixas de montagem nem pensar. Chapas/folhas de alumínio, também não pude localizar. Com isto, acabei optando por uma caixa de fonte de PC, que embora grande, é extremamente rígida. Com isto fiz um esboço inicial de como ficaria o aparelho, utilizando para desenvolver o painel, o software FrontDesigner 3.0 da ABACOM . O esboço ficou assim:

Em seguida, efetuei as furações na caixa:

O passo seguinte foi encaminhar para uma serigrafia, que de antemão informou não ser possível confeccionar o gradiente previsto, passando-se a utilizar um fundo branco.

Aparelhinho já montado e testado:

Como o amperímetro conta com inúmeras escalas e nenhuma é possível aproveitar para SWR ou Wattímetro, pretendo passar a elaborar as 3 novas escalas (Estacionária, 1W e 10W), utilizando para tanto o programa Meter da TonneSoftware .

Como medidor de ondas estacionárias, ficou extremamente sensível. Com pequena potência consegue-se facilmente excitar o VU. Além de ter poupado ($$$), consegui experiência e um equipamento muito bom. Tomando por base diversas cargas e comparado ao lado de um medidor comercial emprestado, não ficou a dever nada.

2 comentários:

  1. Sou fãzoca desse medidor ae!!! Ficou muito bacana, parabens xará!

    Uma dica: Ja que a caixa é grande, porque nao usar um medidor grande, daqueles multitestes analogicos de 25 reau? :oD To pensando seriamente no caso aqui, só estou em duvida quanto ao sensor, queria fazer algo que nao gerasse muita perda/descasamento de impedancia no sistema. Ou será que estou sofismando? :oO

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,amigo.Gostaria de saber seo circuito do medidor de ROE é aquele bem simples acima?????.Gostaria,por gentileza,de saber a ligação das chaves como é!!!!!,Qual a escala que será usada do multímetro!!!!.E a chave seletora é aquela das escalas do muitímetro.Grato,amigo e aguardo resposta.

    ResponderExcluir